quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

São Clemente, herói da fé: nossa referência espiritual para o V Retiro SHAI - dias 11, 12 e 13 de Março de 2011 - para jovens acima de 17 anos.

Sendo o SHAI um grupo de jovens motivado a seguir os passos da evangelização junto a outros jovens com o apoio dos Missionários Redentoristas, queremos iniciar as nossas atividades e eventos no calendário de 2011, tendo como referência o carisma dos santos dessa Congregação que nos acolhe com tanto carinho e alegria.
Para começar os nossos estudos vamos falar de São Clemente (1751-1820).
Foi confessor, diretor espiritual, reformador e conselheiro de artistas, de professores, príncipes, estudantes e de muitos homens influentes ajudando-os a viver o cristianismo nas mais diversas situações.Iniciamos sua história contando uma passagem que nos chamou a atenção:
Conta-se que numa ocasião Clemente foi a um bar pedir uma doação para os meninos de rua que ajudava e um dos donos do bar desdenhosamente lhe cuspiu cerveja no rosto. Clemente limpou o rosto e respondeu:
- "Isto foi para mim. Agora, o que o Sr. tem para os meus meninos?"Os homens que estavam no bar ficaram tão pasmados com aquela resposta heróica, que deram a Clemente mais de 100 moedas de prata.


São Clemente é um presente de Deus à Congregação Redentorista e é também um personagem histórico, ou seja, alguém que fez história e agora pertence à História.
O que fez de Clemente um santo?
Não fez nenhum milagre que nos deslumbrasse, nem teve visões ou êxtases para nos maravilhar. Teve até faltas - um temperamento alemão irritadiço, uma tendência a ser áspero.
No entanto, se nós pudéssemos passar umas horas com ele, iríamos descobri-lo como um homem de uma fé excepcionalmente forte, de uma extraordinária calma, paz e de um incansável zelo apostólico.
Aguarde mais detalhes sobre a vida de São Clemente que será a grande inspiração e referência espiritual para os jovens no V Retiro SHAI.
Aguarde também maiores informações sobre o V Retiro SHAI

Nenhum comentário:

Postar um comentário